Análise: Série Assassin's Creed pode deixar de ter lançamentos anuais
- De Gamer Para Gamer
- 14 de mar. de 2016
- 2 min de leitura

Depois de 8 anos seguidos, a aclamada série de jogos Assassin's Creed não terá um novo game no ano de 2016 e pode deixar de ter lançamentos anuais. Essa informação foi divulgada pelo próprio CEO da produtora Ubisoft, Yves Guillemot, após uma reunião com acionistas.
“O objetivo não é voltar automaticamente a um ciclo anual, mas sim adotar uma base regular [de lançamentos]. Não podemos dizer que isso [vai acontecer] todo o ano” (Yves Guillemot, em uma entrevista para o site gameindustry)
Essa notícia pode ter sido uma surpresa para a maioria dos fãs da série, mas ela não vem sem um bom fundamento. Os jogos Assassin's Creed vem tido problemas desde o lançamento de Assassin's Creed Unity, jogo que se passa durante a Revolução Francesa. A primeira versão do jogo, lançada no dia 11 de Novembro de 2014, foi recebida com inúmeras críticas por motivos de baixa taxa de framerate, numerosos bugs e glitches. Muitos fãs reclamaram e reclamam até hoje que a necessidade da produtora de lançar um jogo por ano fez com que os desenvolvedores corressem com a sua produção e não tiveram tempo para consertar possíveis erros que poderiam ocorrer.

Um dos bugs recorrentes de Assassin´s Creed Unity
Mesmo que Assassin's Creed Syndicate (2015) não tenha tido problemas nem críticas por causa de erros técnicos, um outro ponto que pode ter deixado a franquia um pouco na "mesmisse" é que, mesmo que os enredos históricos sejam diferentes a cada game (um dos pontos altos da série), a jogabilidade e o gameplay são muito parecidos dos últimos jogos. Uma das explicações de Guillemot para dar uma pausa é justamente essa: dar mais tempo aos desenvolvedores para trazer inovações a cada lançamento.
"É hora de dar mais tempo para os desenvolvedores trabalharem na propriedade e nas mecânicas para ter certeza de que podemos levá-la ao próximo nível."
A opinião da redação do De Gamer para Gamer é que a Ubisoft tomou a decisão certa. Dois pontos influenciaram ao longo desses 8 anos a necessidade de um lançamento anual. O primeiro é que a série se tornou uma das séries de games mais famosas no mundo, podendo ser comparada com Halo, Uncharted e God of War. Isso traz uma grande pressão do público. O outro ponto é que Assassin's Creed se tornou um dos projetos mais lucrativos da Ubisoft, mesmo com os altos e baixos durante os anos, trazendo essa pressão interna para manter o caixa. Assassin's Creed foi e continua sendo uma série que revolucionou o mercado de jogos, mas ficou um pouco ultrapassado faz algum tempo. Felizmente, a Ubisoft percebeu isso e temos grandes expectativas para 2017.
Essa pausa pode ser muito benéfica para rever todos os conceitos da série e realmente trazer inovações nos seus futuros lançamentos. Porém não teremos hiatos de Assassin's Creed em 2016. Os dois últimos jogos da trilogia Chronicles, que se passam na India e na Rússia, foram lançados nos últimos meses e no final do ano teremos um filme baseado no games, estrelado pelo ator Michael Fassbender.
Trailer de Assassin's Creed Chronicles India
Comments